Ter cabelos bem cuidados é algo muito desejado atualmente. Cada vez mais técnicas e produtos, tanto os caseiros quanto os industriais, estão sendo disponibilizados permitindo que um tratamento de qualidade seja feito em casa, gerando menos gastos e mais conforto, com isso o tratamento dos fios não é deixado de lado.
Para garantir a eficácia desses procedimentos deve-se escolher o mais adequado de acordo com as necessidades dos seus fios. Os principais tratamentos são hidratação. nutrição e reconstrução capilar. Mas como saber qual desses tratamentos seu cabelo precisa? Confira no conteúdo a seguir como esse diagnóstico pode ser feito!
1. Hidratação
Vamos começar falando sobre a hidratação capilar. Como o próprio nome diz, este tratamento busca devolver a água aos fios trazendo maciez, flexibilidade e movimento. Substâncias como aloe vera, vitaminas A e D são potenciais candidatos para este fim.
Bons indicativos de que o cabelo está seco e precisa deste procedimento são a presença de nós nas pontas do fio, perda do brilho e toque áspero. Exposição excessiva ao sol, água quente, aparelhos capilares térmicos como secadores, entre outros, costumam ser os responsáveis por este tipo de dano.
2. Nutrição
O segundo tratamento do qual vamos falar é a nutrição. Este está relacionado com a porosidade dos fios permitindo a saída de seus nutrientes. Além de repor os nutrientes vai também repor óleos que são essenciais para a selagem do fio. Deste modo o brilho e força do cabelo serão restituídos. Máscaras nutritivas, óleos naturais como de argan, coco e até mesmo o de oliva, podem ser os escolhidos na hora de tratar esse problema.
Frizz, pontas duplas, volume em excesso podem ser todos indicativos de que uma nutrição capilar é necessária. Estes danos ocorrem naturalmente ou por processos químicos, ferramentas de calor que, em excesso, podem fazer com que uma nutrição seja necessária.
3. Reconstrução
A reconstrução tem como objetivo repor a massa e queratina dos fios. Na ausência destas substâncias eles ficam quebradiços, elásticos e secos. Este tratamento então irá fortalecer o fio. Queratina, aminoácidos, colágenos são os principais escolhidos nesta etapa. Brilho e maciez não são restituídos com este método portanto é indicado que após a reconstrução seja feita uma hidratação.
Entre os fatores que provocam a perda de queratina dos fios estão: exposição excessiva ao sol, cloro e água do mar, procedimentos químicos, água quente e o uso contínuo de secador.
Alguns cabelo necessitam de mais de um tipo de procedimento combinado. Nesses casos deve-se ter um cuidado a mais na hora de definir a ordem na qual cada um será feito e o intervalo de tempo entre eles. Usando produtos de qualidade, a recuperação dos fios será eficaz.
Se você busca aprimorar ou iniciar a elaboração dos seus próprios produtos conte com a nossa ajuda. A Farma Júnior possui diversos serviços na área de cosméticos e também disponibiliza algumas dicas para que seu produto se destaque. Entre em contato com a gente e peça o seu serviço!