Atualmente, uma grande tendência no mercado consumidor de cosméticos é a avaliação criteriosa dos ingredientes presentes nos produtos. Com o assunto ganhando cada vez mais destaques nas mídias sociais, é comum que as pessoas fiquem alertas ao encontrar os temidos parabenos nos rótulos. No entanto, você compreende o que são os parabenos, e qual o seu papel nos cosméticos? Venha entender mais sobre esse composto químico!
Parabenos: o que são?
Os parabenos são conservantes sintéticos que impedem o crescimento de microorganismos em uma fórmula cosmética, sendo que os mais encontrados nos rótulos são os metilparabenos e etilparabenos. Sabe-se que o uso de conservantes é essencial para prolongar o prazo de validade do produto, bem como garantir a segurança do consumidor e protegê-lo de possíveis infecções ou riscos à saúde ao utilizá-lo. Portanto, sem nenhum tipo de composto que atue como conservante, os microorganismos se proliferariam livremente, tendo em vista que a maioria dos cosméticos contém muita água em sua fórmula – o ambiente perfeito para a sobrevivência de fungos e bactérias.
Quais os riscos desses compostos?
Sobretudo, sabe-se que os parabenos podem apresentar malefícios ao consumidor. Nesse sentido, peles sensíveis têm maior tendência à rejeição desses compostos, gerando irritação com o uso, como alergias e dermatite de contato.
Essas moléculas são alvos de estudos para analisar possíveis complicações com o seu uso crônico. No entanto, ainda não existe consenso sobre diversas alegações, como possível papel no desenvolvimento de cânceres.
O que diz a Anvisa sobre os parabenos?
Os parabenos são permitidos em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes até certo nível. Como por exemplo, a concentração máxima de metilparabenos permitida é de 0,4%, segundo a RDC nº 528/2021 da Anvisa.
Contudo, esse número pode variar a depender do tipo de parabeno utilizado na formulação. Caso haja dúvidas, a Farma Júnior pode facilitar a burocracia por meio do serviço de consultoria em regularização de empresas e produtos cosméticos pela Anvisa.
E então, se interessou no assunto? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de atualizações variadas sobre a área de cosméticos!
Raquel Silva