Diariamente, milhares de pessoas investem no uso de inúmeros cosméticos – como maquiagens, perfumes e artigos de higiene pessoal – em busca de bem-estar e aumento da autoestima. Entretanto, o que muitos dos seus usuários não sabem é que nesses produtos podem estar presentes substâncias tóxicas, as quais podem resultar em malefícios ao nosso organismo. Venha conhecer alguns desses compostos e como saber em quais formulações eles estão presentes!
Afinal, o que são substâncias tóxicas?
As substâncias tóxicas são aquelas capazes de causar danos à saúde de organismos vivos, através da inalação, ingestão ou contato direto com a pele; bem como ao meio ambiente. Além disso, a quantidade e concentração em que um composto é encontrado influenciam a sua toxicidade.
Exemplos de substâncias tóxicas em cosméticos para evitar
Parabenos
Os parabenos são conservantes utilizados em cosméticos, como desodorantes, cremes e maquiagens, a fim de evitar o crescimento de bactérias e fungos e, assim, prolongar a durabilidade do produto. Estudos apontam que o uso desse composto está associado ao aumento do risco de certos tipos de câncer (a exemplo do câncer de mama), reações alérgicas, assim como desequilíbrios hormonais, já que ele apresenta semelhança, no nosso corpo, com o hormônio estrogênio.
Sulfatos
Os sulfatos são responsáveis por remover a sujeira e, assim, proporcionar uma limpeza profunda. Essa substância leva a formação de espuma, sendo, por isso, frequentemente presente na formulação de sabonetes líquidos, produtos para limpeza facial, shampoos e removedores de maquiagem. Em contato com a pele, os sulfatos podem causar hipersensibilidade, irritação, dermatite, além de ressecamento. Isso porque a sua ação de limpeza pode levar a remoção da hidratação natural da pele, tornando-a vulnerável.
Ftalatos
Os ftalatos são utilizados como fixadores de cores e de fragrâncias em perfumes, desodorantes, cremes e maquiagens, além de possuírem função plastificante responsável por atribuir o brilho característico de esmaltes e outros produtos. Dentre os seus efeitos nocivos estão distúrbios hormonais, redução da fertilidade e problemas de desenvolvimento em fetos. Além disso, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classifica os ftalatos como possivelmente carcinogênicos para os humanos, ou seja, eles podem contribuir para o aparecimento de cânceres.
Como evitar o uso de substâncias tóxicas em cosméticos
Primeiramente, o principal a se fazer é conhecer bem essas substâncias tóxicas e ficar atento aos rótulos e composição química dos cosméticos. Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – órgão responsável pela regularização desses produtos – apresenta inúmeras legislações a respeito da presença desses compostos em cosméticos, proibindo a utilização de 1404 substâncias em produtos de higiene pessoal. Além disso, existe uma quantidade limite para a utilização de certos compostos.
Ainda assim, como há uma elevada quantidade dessas substâncias, somada ao fato dessas apresentarem uma variedade de nomes complexos, uma ótima alternativa é investir em cosméticos naturais, os quais não possuem substâncias químicas e sintéticas em sua formulação!
Gostou de saber mais sobre substâncias tóxicas em cosméticos? Acesse nosso blog para mais conteúdos como esse!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Substâncias Tóxicas » Emergências Químicas (cetesb.sp.gov.br)
2. Substâncias Tóxicas – Conceito, toxicidade, tipos e exemplos (conceitosdomundo.pt)
3. Blog: Substâncias tóxicas – Us Clean Cosmetics – Beleza & Saúde andam juntas!
4. Clean Beauty de verdade: conheça a lista de ingredientes tóxicos não utilizados pela Simple | Simple Organic