A busca por alimentos mais saudáveis aumentou, mas nas suas compras, você sabe a diferença entre o natural e o orgânico?
Ter uma alimentação saudável e balanceada é de extrema importância para manter o bom funcionamento do organismo, mas, principalmente, alimentos saudáveis são importantes para se evitar doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, anemia e osteoporose. <ref>ZANIN, T. 9 Benefícios da alimentação saudável e como fazer</ref>
População brasileira mais saudável?
Nos últimos anos, estudos apontam que a procura por alimentos orgânicos e naturais aumentou no Brasil, pois a população vem buscando uma melhor qualidade de vida e se tornando cada vez mais consciente de questões ambientais. De acordo com levantamentos, aumentou-se a procura por produtos à base de plantas, alimentos menos processados e uma alimentação mais balanceada.
O que é um alimento natural?
Alimento natural é aquele retirado diretamente da natureza sem passar pelo processamento da indústria. Logo, esse não é alterado quimicamente ou sintetizado. Entretanto, isso não garante ao consumidor que não são usados agrotóxicos ou transgênicos, pois não há uma certificação específica, supervisão adequada ou um regulamento oficial que classifique o produto como natural. <ref>AISSAMI. S. Natural x Orgânico: Você sabe a diferença? </ref>
Na prática, isto é, nas vendas, os produtos naturais são aqueles que utilizam menos aditivos artificiais (corantes, aromatizantes e conservantes) quando comparados com outros alimentos processados.
O que é um alimento orgânico?
Alimento orgânico é aquele que não utiliza adubação química, agrotóxicos, sementes transgênicas ou pesticidas.
Além disso, o cultivo é composto de matérias primas provenientes da natureza e que seguem todos os parâmetros definidos e fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Visto isso, a produção respeita o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, do consumidor e visa a qualidade do alimento. <ref>PFEIZER. Alimentos Orgânicos/ benefícios à saúde e ao meio ambiente</ref>
Por último, qualquer alimento orgânico possui um selo de certificação, assim, o consumidor tem certeza de que está adquirindo um alimento livre de pesticidas artificiais, fertilizantes e herbicidas.
Mas, por que escolher alimentos orgânicos e naturais?
Alimentos com menos ou nenhum processamento e produtos artificiais são mais saborosos, pois mantém seu sabor natural. Além disso, há menos perdas de seus principais componentes, sendo mais ricos em fibras, vitaminas, minerais e nutrientes. Assim, o organismo consegue digerir e absorver melhor substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a diferença entre alimentos naturais e orgânicos, o que acha de começar a adotar uma alimentação mais saudável?
Para ter acesso a mais conteúdos como esse, confira nosso blog e nos siga nas redes sociais!!