O que você precisa saber sobre Registro de Produtos pela Anvisa

Sumário

O registro de produtos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um processo essencial para regularizar a comercialização de produtos que possam impactar a saúde pública no Brasil. Assim, segue os principais tópicos que você precisa saber:

O que é a ANVISA?

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é classificada como agência reguladora em forma de autarquia, isto é órgão autônomo da administração pública com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, sendo vinculada ao Ministério da Saúde. Além disso, está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Diante disso, ela tem como finalidade a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Os produtos que precisam de registro na Anvisa

  • Agrotóxicos
  • Alimentos
  • Cosméticos
  • Insumos farmacêuticos
  • Medicamentos
  • Produtos para saúde
  • Saneantes
  • Tabaco
  • Produtos fronteira

Os riscos de não regularizar os produtos

Primeiramente, o não cumprimentos das regras previstas pela Anvisa é crime, de tal modo a gerar multas e impedir o funcionamento da respectiva empresa.

Logo, os riscos abrangem o fechamento da empresa por um determinado tempo, a aplicação de multas, assim como um perigo aos consumidores, em exemplo de uma reação alérgica a um produto alimentício não registrado, o qual pode conter alérgenos, colocando em risco o consumidor e o funcionário que o está produzindo.

A classificação de risco

A classificação por risco é fundamental para determinar os procedimentos e a documentação necessária para a aprovação e monitoramento desses produtos.

Os produtos são classificados de acordo com o risco que oferecem à saúde

  • Classe I – baixo risco [exemplo: cadeiras de rodas manuais e curativos simples]
  • Classe II – médio risco [exemplo: luvas cirúrgicas e estetoscópios]
  • Classe III – alto risco [exemplo: implantes dentários e bombas de infusão]
  • Classe IV – máximo risco [exemplo: próteses cardíacas e desfibriladores implantáveis]

Diante do exposto, os produtos de risco I e II podem ser cadastrados, notificados ou isentos. Ademais, em exceção dos produtos isentos, os produtos precisam do auxílio de assessoria, em vista da complexidade de interpretar as resoluções exigir autoridade e conhecimento na área.

Impulsionar as vendas

A ANVISA garante a eficácia do produto, dado as certificações, de tal forma a garantir que todo o processo de execução esteja dentro das regras. Por exemplo, na rotulagem nutricional, assegura-se que todas as informações estejam expostas ao comprador, por conseguinte desenvolve uma fidelidade dos clientes ao saber que o produto cumpre aquilo que promete sem perigo à saúde.

Serviço da Farma Júnior

Um de nossos serviços é a consultoria em regularização de empresas e registro de produtos na ANVISA!

Precisa regularizar o seu produto ou empresa na Anvisa e não sabe por onde começar? Evite dores de cabeça. A Farma Júnior elabora um passo-a-passo simplificado específico para o seu negócio por meio do serviço de consultoria em regularização. 

Ficou interessado nos nossos serviços? Entre em contato conosco!


E então, gostou de saber mais sobre a regulamentação da ANVISA? Para saber mais assuntos sobre esse mundo você pode conferir em nosso blog.

Gabriela Emi é estudante de graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e ingressou como assessora de Marketing na Farma Júnior em 2024, se tornando diretora em 2025.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária — Português (Brasil). Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria>.  Acesso em: 19 jan. 2025.

Regularização de produtos e serviços. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao>. Acesso em: 19 jan. 2025.

Classificação de Materiais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/produtos-para-saude/conceitos-e-definicoes/classificacao-de-materiais>. Acesso em: 19 jan. 2025.

Como funciona a classificação de produtos para a saúde. Disponível em: <https://vistosistemas.com.br/classificacao-de-produtos/>. Acesso em: 19 jan. 2025.

FAVRE, J. A Importância do Registro de Produtos pela ANVISA. Disponível em: <https://www.nucleoconsultoriajr.com/post/import-ncia-do-registro-de-produtos-pela-anvisa>. Acesso em: 20 jan. 2025.

Compartilhar

Posts relacionados
Cosméticos
Luisa Lira
O que é o ácido lactobiônico?

O ácido lactobiônico é um ácido que está ganhando destaque em dermocosméticos e em rotinas de cuidado com a pele. É um poli-hidroxiácido (PHA), derivado

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário