Você sabe a diferença entre um serviço de consultoria e um serviço de terceirização?
Atualmente, é muito importante sabermos identificar os diferentes tipos de serviços que as empresas podem oferecer, pois para cada tipo de problema existe uma solução. Continue a sua leitura e não confunda mais esses dois termos.
Consultoria
Um serviço de consultoria consiste em um profissional especializado em determinada área que analisa as dores específicas do cliente e oferece soluções personalizadas, como é o caso da Farma Júnior. Por exemplo, a dor do cliente era a falta de um produto cosmético à base de óleo de amêndoa voltado para nutrição capilar. Assim, nós, estudantes de Farmácia da USP, realizamos o serviço de formulação cosmética com as características desejadas para o nosso cliente.
Os benefícios de investir no serviço de consultoria são diversos, entre eles: soluções direcionadas e personalizadas para cada tipo de problema; trabalhar com especialistas na área; soluções inovadoras para as suas necessidades; otimização de tempo em processos.
Terceirização
Diferentemente da consultoria, esse tipo de trabalho envolve a realização de alguma tarefa – normalmente em larga escala – para o cliente ou empresa. Consiste basicamente em realizar a “mão de obra” de funções ou processos que normalmente seriam realizados internamente. Exemplos de serviços normalmente terceirizados são serviços de atendimento ao cliente, TI, fabricação, manutenção e contabilidade.
A terceirização envolve a contratação de um provedor de serviços externos, para a qual é transferida a responsabilidade de executar determinadas tarefas, permitindo que o contratante se concentre em suas atividades principais. Desse modo, a terceirização foca na execução de tarefas específicas de forma eficiente e econômica em vez de fornecer conselhos e orientações para a melhoria da empresa (como ocorre na consultoria).
A Farma Júnior não oferece trabalhos terceirizados, mas sim, diversos serviços de consultoria.
Conclusão
Tanto a consultoria quanto a terceirização são ferramentas valiosas que as empresas podem utilizar para alcançar seus objetivos. A escolha entre as duas depende das necessidades específicas de cada empresa e de suas metas. Tendo em mente a diferença entre ambas e o contexto da empresa, é possível definir a melhor opção para cada situação!
REFERÊNCIAS
https://www.remessaonline.com.br/blog/consultoria/
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/terceirizacao/