Desde o final do século XXI, a capacidade aquisitiva média da população vêm aumentando, contribuindo para o consumismo e a geração de resíduos. Os diferentes tipos de resíduos sólidos e seus destinos se tornaram um tema cada vez mais abordado nos últimos anos, levantando pautas sobre meio ambiente, consumo consciente, reciclagem e descarte adequado.
Dessa forma, o conhecimento sobre os tipo de resíduos sólidos é fundamental para descartá-los de forma adequada, assegurando a preservação do meio ambiente e promovendo uma sociedade mais sustentável e em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentro dos diferentes tipos de resíduos, os sólidos são os que recebem maior atenção no gerenciamento por sua complexidade e variedade, sendo definidos pela ABNT como: “aqueles que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição”.
Além disso, eles possuem legislações diferentes para cada tipo de segmento/atividade, e podem ser agrupados de acordo com sua origem de geração:
Tipos de resíduos sólidos
Como foi dito anteriormente, existem diversos tipos de resíduos sólidos. Confira mais sobre alguns deles:
- Sólidos urbanos:são provenientes de residências, limpeza pública urbana, prestadores de serviço e comércios. Podem ser orgânicos, inorgânicos e recicláveis em geral.
- Construção Civil: gerados por obras civis, como construções, reformas, ampliações, demolições e etc.
- Resíduos Industriais: provenientes de processos produtivos industriais, podendo estar no estado sólido, semissólido, líquido ou gasoso.
- Resíduos hospitalares: produzidos dentro de ambientes da área da saúde, como hospitais; clínicas médicas, veterinárias e odontológicas etc.
- Resíduos Nucleares: gerados em processos nucleares, como os provenientes de laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia.
Os diferentes tipos de resíduos sólidos possuem, também, diferentes formas de descarte apropriado. Dessa forma, é fundamental que haja um programa de descarte de resíduos sólidos, de forma a assegurar que o local esteja dentro da legislação, de forma a assegurar a preservação do meio ambiente.
Ficou interessado em saber mais sobre os tipos de resíduos? Através de uma série de 2 textos, iremos abordar o descarte relacionado às nossas principais áreas do portfólio: o descarte químico e alimentício, então não deixe de acompanhar nosso blog!