O que eu preciso para a formulação de uma forma farmacêutica?

Sumário

Ideias boas e inovadoras de produtos farmacêuticos manipuláveis não faltam. As possibilidades são incontáveis, e um insight assim pode ser a vantagem da sua farmácia sobre a vizinha.

Mas como garantir uma boa execução do que você idealizou, sem enrolações, gastos desnecessários ou inúmeras tentativas falhas? Se você procura uma metodologia eficaz para esse desenvolvimento, confira os passos a seguir!

O que eu preciso para a formulação de uma forma farmacêutica?

1. Definição do produto desejado

A primeira etapa, e possivelmente a mais importante, é estabelecer como é o produto que você pretende criar.

Há muitas categorias de formas farmacêuticas, podendo abranger de cremes, pomadas e géis até xaropes, comprimidos e pastilhas. A ideal para a sua criação pode estar relacionada com como ele age; ou seja, qual a melhoria que ele proporciona ao usuário.

Isso, por sua vez, engloba diretamente os princípios ativos da formulação. Supondo que se visione um gel natural capaz de amenizar a ardência de queimaduras solares, como um pós-sol, é importante que haja uma pesquisa profunda sobre que plantas apresentam características ligadas a esse propósito. Afinal, essa será a chave do tratamento com o gel

2. Planejamento da formulação

Com a ideia já estruturada, chega o momento de efetivamente escolher quais ingredientes farão parte da formulação, e em que quantidades.

Essa etapa diz respeito a pesquisar cientificamente quais excipientes levariam a um bom funcionamento do princípio ativo, além de características secundárias desejáveis, em especial as sensoriais, como textura, fragrância e aparência.

É aqui também que, com uma fórmula pré-definida, é avaliada a rentabilidade desse produto: há um mercado interessado nele? Será que o custo de produção compensa? Tudo isso também precisa ser estudado.

3. Protótipo

Como, na prática, as coisas raramente funcionam como na teoria, é preciso testar a formulação criada. Só assim é possível garantir que ela está tendo o efeito desejado e que o excipiente está agindo como previsto. Por exemplo, no caso de uma pomada, são avaliados fatores como espalhabilidade sobre a pele, absorção, características sensoriais e presença de efeitos adversos.

Criar um protótipo para ser avaliado antes de se dar início à comercialização é, portanto, fundamental para evitar imprevistos.

4. Reparos

É agora que se consertam os defeitos apontados pelo protótipo, retomando a parte de pesquisa e testando novamente.

Os reparos podem ser feitos também em produtos já lançados e comercializados: sempre é tempo de investir em suas mercadorias e aprimorá-las!

5. Lançamento

Com a garantia da viabilidade e rentabilidade da sua ideia, finalmente é hora de produzi-la em maior escala e lançar para o mercado!

O que eu preciso para a formulação de uma forma farmacêutica?

Seguindo essas cinco etapas, é possível tornar real a proposta presa em sua cabeça e, acima de tudo, com uma grande chance de sucesso de vendas.

Gostou? Conheça os nossos serviços acessando o nosso site e entenda melhor como a Farma Júnior pode te ajudar ao longo de todo esse processo.


Referências Bibliográficas:
  1. FarmaconJr. O que fazer para desenvolver um novo produto cosmético?
  2. Fluxo Consultoria. Você sabe por onde começar a desenvolver um novo produto ou fórmula?
  3. AGE do Brasil. Como ter a sua própria marca de cosméticos?

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário