Saiba a importância da Campanha de Diabetes

Sumário

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de diabetes na população brasileira cresceu mais de 60% dos últimos 10 anos. Esses dados mostram que, apesar dos esforços e políticas públicas na prevenção da diabetes, a doença ainda é um problema grave no país. Uma das causas desse aumento é em decorrência da falta de informação sobre a doença e em como preveni-la. Para reverter esse quadro, os exames de glicemia são essenciais para o diagnóstico precoce da doença. É nesse cenário que entra a importância da Campanha de Diabetes.

Ela pode ser realizada em diversos locais para a promoção da saúde pública, desde parques, drogarias, mercados e demais estabelecimentos. Por meio dos exames de glicemia, na qual os resultados saem em menos de 5 minutos, a população consegue se informar e é orientada de acordo com sua taxa de glicose no sangue.

Entenda mais sobre a campanha de diabetes e seu papel na promoção da saúde e autocuidado!

Saiba a importância da Campanha de Diabetes

Qual a importância do diagnóstico precoce da diabetes?

Em 2010 o Brasil gastou R$ 190 bilhões no tratamento da diabetes, segundo a OMS. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza os medicamentos de forma gratuita. No entanto, esses números tendem a duplicar até 2030, tornando o tratamento um gasto exorbitante e inviável.

Assim, a prevenção da diabetes deve ser uma prioridade, pois em sua fase inicial ela é uma doença assintomática e pode ser revertida por meio da mudança de hábitos, sem a necessidade do uso de medicamentos. Uma alimentação saudável, a diminuição do tabagismo e a prática de atividades físicas são medidas que podem ser adotadas como tratamento não medicamentoso.

Como a Campanha de Diabetes funciona?

Com a rotina corrida das grandes cidades e os maus hábitos adquiridos, os exames de check-up são feitos cada vez menos, o que agrava o desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis.

Por meio da campanha de diabetes, as pessoas podem realizar os exames de glicemia ao voltarem do trabalho, da faculdade, ou passeando, pois a campanha pode ser realizada em diversos locais, uma vez que os exames são rápidos.

Isso permite a promoção da saúde pública, especialmente quando ela é realizada em locais de grande movimentação, como o metrô ou supermercados, facilitando o acesso à informação.

Como promover uma Campanha de Diabetes?

Uma campanha de diabetes é, por si só, uma ação social de promoção da saúde. No entanto, pode ser realizada por qualquer um que queira trazer mais saúde para a população.

Assim, ONGs, empresas e instituições de todos os tipos podem organizar uma campanha de diabetes. A Farma Júnior, em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e ao projeto de extensão de Campanha de Diabetes, Hipertensão e Colesterol, realiza essa ação. Para saber mais, fale com a gente!

Saiba a importância da Campanha de Diabetes

Como você pode ver, a prevenção da diabetes ainda em seu estágio inicial é primordial para a reversão do quadro. Assim, é possível realizar o tratamento não medicamentoso e garantir maior adesão por parte do paciente e prevenindo uma doença crônica grave.

Além disso, é importante frisar que a campanha de diabetes não realiza o diagnóstico da doença. Ela avalia se o nível de glicemia do paciente está adequado e, a partir do resultado, realiza a orientação adequada.

Nos acompanhe em nossas redes sociais e saiba mais sobre campanha de diabetes e outras atualizações sobre a área da saúde!

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário