5 princípios ativos naturais encontrados em plantas medicinais

Sumário

Atualmente, num cenário de industrialização cada vez maior e mais forte, a busca por uma vida mais natural tem se intensificado e, nos últimos anos, atinge diversas áreas, dentre elas, a de medicamentos, com os famosos fitoterápicos.

A base de ação dos fitoterápicos são os princípios ativos naturais, isto é, substâncias encontradas nas plantas cuja ação é responsável pelo efeito terapêutico do produto final.

A propriedade medicamentosa da planta pode estar associada a uma única substância extraída do vegetal ou a um conjunto de compostos derivados de determinada parte da planta ou, até mesmo, dela inteira, caracterizando um fitocomplexo.

Assim, é possível perceber que, na fitoterapia, as plantas são usadas nas mais diversas preparações de forma a atingir seus efeitos curativos, no entanto, vale lembrar que para um medicamento fitoterápico, é utilizado o extrato vegetal, não somente o princípio ativo isolado.

A seguir, veja alguns ativos naturais que podem ser utilizados nas formulações fitoterápicas:

5 princípios ativos naturais encontrados em plantas medicinais

1. Cinarina

A Cinarina é um composto de sabor amargo encontrado, principalmente, nas folhas de alcachofra.

Seu poder de ação se encontra na capacidade de aumentar a secreção de bile, melhorando a ação do fígado e da vesícula biliar que possibilita melhor digestão de gorduras e diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

2. Rutina

Também conhecida como bioflavonoide ou vitamina P, a rutina é um pigmento presente em alguns vegetais e frutas cítricas, como calêndula, aspargos, figos e trigo sarraceno.

Seu uso em fitoterapia se dá por sua conhecida ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando o organismo na produção de colágeno, melhorando a absorção de vitamina C, atuando contra radicais livres e prevenindo coágulos sanguíneos.

Atualmente, a rutina é muito utilizada de forma complementar para o tratamento de artrite reumatoide e osteoartrite graças a sua capacidade de auxiliar na supressão do estresse oxidativo, aliviando dores relacionadas a essas doenças.

3. Alantoína

A propriedade de renovação celular e umectação da alantoína faz com que ela seja uma substância muito utilizada não só na fitoterapia, como também na cosmetologia.

Sua ação promove a proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesada o que leva a rápida cicatrização, além de hidratar a derme; assim, é muito utilizada para reduzir aspectos de irritação e aspereza da pele por atuar na cicatrização.

A alantoína é derivada das raízes e folhas de confrei, uma planta exótica e que se encontra completamente adaptada às condições brasileiras.

4. Saparinas

As saparinas são as principais substâncias responsáveis pelo conhecido efeito calmante do maracujá. Ela agem no sistema nervoso central, rearranjando os neurotransmissores e proporcionando sensação de relaxamento ao provocar diminuição da pressão arterial, diminuição das tensões musculares e melhoramento do ritmo cardíaco.

Devido a grande concentração de saparinas encontrada no maracujá, a Passiflora alata (nome cientifico do maracujá-doce) é muito utilizada no tratamento de insônia, depressão e ansiedade.

5. Taninos

Taninos são substâncias orgânicas conhecidas como polifenóis, encontrados principalmente em sementes, cascas e caules de frutos verdes, como uva, cravo, maçã, e em folhas e cascas do caule de determinadas plantas, como barbatimão.

Têm sabor amargo e causam sensação de adstringência, por isso servem como proteção contra ataques de insetos e animais herbívoros.

Seu uso como ativo natural em fitoterápicos provém de sua ação antioxidante, reforço nas paredes arteriais, eliminação do colesterol ruim e retardo do envelhecimento celular.

Esses são só alguns exemplos da infinidade de princípios ativos naturais que podem ser utilizados na fitoterapia. Vale ressaltar que os fitoterápicos não utilizam esses compostos isolados, mas sim, partes da planta rica nessas substâncias por meio de técnicas de maceração e extração para a obtenção dos extratos naturais.

Com a nova onda de medicina natural, investir em fitoterapia pode ser um excelente negócio, converse com a gente para saber mais sobre o assunto!

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário