Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou um aumento significativo do quadro de ansiedade e depressão no mundo.Segundo o órgão, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 18,4% no número de pessoas diagnosticadas com a desordem depressiva. Infelizmente, o Brasil não está a parte nessa conta, o país lidera a América Latina tanto no número de depressão como é líder mundial no quesito ansiedade – com cerca de 5,8% dos brasileiros.
O tratamento é comumente feito com medicamentos convencionais, o que tem levado a um aumento no número de medicamentos prescritos e tomados pela população, junto com o aumento dos efeitos colaterais, dependência e até interações medicamentosas indesejadas. Assim sendo, é natural a população buscar meios alternativos para o tratamento, como os fitoterápicos que podem ser usados em alguns casos, sempre com acompanhamento médico, diminuindo os efeitos adversos.
Fitoterápicos contra a depressão
Em casos leves ou até moderados a erva-de-são-joão é muito procurada para o tratamento. O medicamento é tão efetivo quanto alguns antidepressivos, além de ser muito mais seguro e de fácil acesso.
Entretanto, vale a pena ressaltar que mesmo sendo medicamentos de origem natural, é necessário cautela na administração medicamentosa, certeza da qualidade final do produto e acompanhamento médico. As plantas, possuem centenas de substâncias que podem reagir de maneira não desejada caso um medicamento convencional esteja sendo administrado em conjunto.
Fitoterápicos contra a ansiedade
A ansiedade possui efeitos diretos no nosso corpo podendo causar desde vômitos, tensões musculares, dificuldades para dormir, tontura, falta de ar e dores no peito, entre outros sintomas físicos ou psicológicos.
Para amenizar drasticamente alguns desses efeitos – os medicamentos fitoterápicos à base de Melissa, Camomila, Passiflora, Valeriana, Maracujá e Cava-cava possuem propriedades terapêuticas que facilitam o sono e são calmantes naturais, podendo reduzir potencialmente transtornos leves de ansiedade.
O uso fitoterápico pode ser uma alternativa aqueles que procuram um tratamento mais natural evitando os medicamentos convencionais, porém não são todos os casos em que seu uso é recomendado. A orientação médica é sempre necessária.
Gostou de saber a atuação dos fitoterápicos na depressão e ansiedade? Conheça nosso trabalho nessa área e desenvolva seu produto exclusivo! Entre em contato conosco.