No início da última década a maior preocupação da população brasileira com relação a cosméticos era em busca de maquiagens, que corrigem o visual para as pessoas que estão ao seu redor, mas não trazem nenhum benefício para a saúde da pele. Entretanto, com o início da pandemia, observou-se um aumento significativo nas pesquisas sobre cuidados com a pele e consequente diminuição do interesse em produtos que disfarçam as imperfeições da pele.
Nesse sentido, com as novas informações e a curiosidade sobre os benefícios do skincare, as pessoas adquiriram maior conhecimento sobre um dos mais queridinhos produtos de skincare: O ácido hialurônico. Assim, por ser um ativo multibenefícios indicado para todos os tipos de pele, está presente em muitos produtos cosméticos para uso diário.
Mas o que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. Possui uma textura viscosa e está presente no líquido sinovial e no tecido colágeno dos organismos, sendo uma glicosaminoglicana muito importante na constituição da articulação<ref>J. Necas , L. Bartosikova , P. Brauner , J. Kolar. Hyaluronic acid (hyaluronan): a review. Veterinarni Medicina. Czech Republic, p. 397-411. 01 ago. 2008.</ref>.
De uma maneira simples, o ácido hialurônico é um açúcar, polissacarídeo, capaz de atrair água para a pele. Apesar de ser considerado novo no mercado, é um produto muito antigo, uma vez que a nossa pele concentra aproximadamente 56% de todo ácido hialurônico presente no corpo.
Quais os benefícios do seu uso?
Por ser um ativo extremamente hidratante e ser produzido pelo organismo, o ácido hialurônico possui muitos benefícios, com diferenças na forma de aplicação, podendo ser aplicado na forma injetável ou em produtos cosméticos para uso tópico.
Em casos de preenchimentos faciais, o ácido hialurônico se apresenta na forma de gel. Assim, usa-se para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão, principalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. O maior benefício deste método de aplicação é o resultado imediato.
Quando utilizado em produtos de uso tópico, os resultados esperados são um pouco mais demorados, entretanto não deixam nada a desejar. Utiliza-se em formulações tanto na sua forma de alto como na de baixo peso molecular.
Por outro lado, o de alto peso molecular permanece nas camadas superficiais da pele e tem a capacidade de absorver a água do ambiente, aumentando a hidratação. O de baixo, por outro lado, é capaz de permear as camadas de pele intensificando a produção de ácido hialurônico natural e promovendo o preenchimento.
Existem restrições de uso?
Apesar de ser um dos mais queridinhos dos dermatologistas, é necessário tomar alguns cuidados com a utilização do produto injetável em alguns casos. Um exemplo disso é que não são indicados para pessoas com doenças autoimunes, grávidas no primeiro trimestre de gestação e em alguns casos, até o final da gravidez, além de também não ser indicados em casos de infecções até a total recuperação. <ref>Andre P. Hyaluronic acid and its use as a “rejuvenation” agent in cosmetic dermatology. Seminars in Cutaneous Medicine and Surgery. 2004.</ref>.
E então, gostou de saber mais sobre os usos e benefícios do ácido hialurônico? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!