Importância dos testes de estabilidade e a garantia de qualidade dos produtos

Sumário

Prazo de validade, eficácia do conservante e aceitabilidade do cliente. Entenda a importância dos testes de estabilidade na garantia da qualidade do produto.

Conheça a importância dos testes de estabilidade para seu produto.

Produtos de higiene pessoal e cosméticos são formulações químicas, e por isso, podem ter sua consistência e outras características alteradas ao longo do tempo.

Dessa maneira, quando isso ocorre, são reconhecidos pelo cheiro ou aparência estranha. Como exemplo, vale ressaltar que em produtos com quantidade elevada de água, fungos e bactérias podem proliferar. Mas então, como evitar tudo isso?

Para ampliar seu alcance de vendas, é importante conhecer o seu produto, suas características e como ele se comporta com o tempo, para garantir a qualidade e ter segurança na hora de vendê-lo.

importância dos testes de estabilidade

Assim, para entender melhor a estabilidade do seu produto, é importante realizar experimentos com auxílio de especialistas, a fim de determinar variações que podem ocorrer sob diferentes condições ambientais no transporte e/ou no armazenamento.

Esses experimentos são chamados de testes de estabilidade, consistem em três etapas e avaliam alguns pontos, como:

1) Aspectos sensoriais

Análise do cheiro, cor, aspecto, para garantir um produto agradável aos clientes e assim, maior aceitabilidade no mercado.

2) Aspectos físico-químicos

Essa parte analisa algumas partes específicas da sua formulação, como a quantidade de água, o pH, viscosidade, teor de ativo, entre outros fatores.

3) Aspectos microbiológicos

Avalia a eficácia do conservante utilizado, para garantir que a formulação permaneça do jeito que se deseja.

Dessa forma, os testes de estabilidade são de extrema importância para conhecer a estabilidade de seu produto e garantir que após a venda ele continuará com a mesma qualidade e mantendo a sua funcionalidade.

Portanto, a partir dos resultados, pode-se visualizar os pontos fortes e fracos da formulação para aprimorar cada vez a fórmula e garantir o melhor produto possível.

Além disso, um produto testado por especialistas agrega valor à mercadoria. Isso atrai cada vez mais clientes, que passarão a ver sua empresa como uma marca de confiança e de qualidade.

Se você se interessou e quer saber mais detalhes sobre como contratar esse serviço ou outras formas de alavancar suas vendas, continue navegando pelo site e siga a Farma Júnior nas redes sociais.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário